Galeria de Eventos

O OASI abriu suas portas nos dias 24 e 25 de outubro para as atividades da SNCT/2019. Na ocasião foram realizadas palestras para o público e demonstrações do uso do telescópio com espelho de 1,0 m de diâmetro.

Foram recebidos visitantes dos municípios pernambucanos de Itacuruba, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Pesqueira, Serra Talhada, Jaboatão dos Guararapes e Recife. Com a parceria do projeto Desvendando o Céu Austral/UFRPE, ainda foram realizadas observações com telescópios portáteis e lançamento de foguetes.

Voltar ao topo

O Observatório Nacional participou das atividades da Semana Estadual de Astronomia e da Semana Municipal de Astronomia do Recife entre os dias 17 e 20 de setembro de 2019.

Em 17/9, as pesquisadoras Daniela Lazzaro e Teresinha Rodrigues proferiram a palestra "O Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica: da concepção aos resultados científicos" e visitaram o projeto "Desvendando o Céu Austral", na UFRPE/Recife.

Nos dias 19 e 20 de setembro o OASI abriu suas portas para receber visitantes da Escola Municipal de Referência em Ensino Fundamental de Floresta (PE) e turmas do Instituto Federal do Sertão Pernambucano/Floresta. Também foram recebidos o grupo "Idoso Feliz", de Itacuruba e o público em geral dos municípios vizinhos.

Voltar ao topo

A cidade de Serra Talhada (PE) recebeu o evento, entre os dias 29 e 31 de maio, contando com a intensa participação da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE e do IF-Sertão/PE.

A solenidade de abertura na Câmara de Vereadores, coincidindo com a data comemorativa dos 100 anos do eclipse de Sobral, contou com palestra das pesquisadoras Daniela Lazzaro e Teresinha Rodrigues. Participantes de Serra Talhada, Recife e outras cidades da região visitaram o OASI no dia 30 de maio.

Voltar ao topo

O OASI movimentou a cidade de Itacuruba (PE), nos dias 18 e 19 de outubro, com atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - SNCT. Além da recepção de visitantes, com palestras e observação do céu no sítio do observatório, foi realizada a exposição de fotos "A beleza do Céu de Itacuruba" na praça de eventos da cidade. A Prefeitura colaborou recebendo os visitantes com informações sobre a cidade, música e danças tradicionais.

Foram recebidos visitantes de Recife, alunos dos cursos de extensão em astronomia da UFRPE/Recife, alunos do Instituto Federal PE/Pesqueira, além de estudantes e moradores de Itacuruba.

Voltar ao topo

A 4ª SPCSB foi realizada no município de Paulo Afonso-BA, entre os dias 16 e 18 de julho, com a coordenação da UFRPE, do INSA/MCTIC e do Observatório Nacional. A intensa programação envolveu a Prefeitura de Paulo Afonso, o projeto Desvendando o Céu Austral/UFRPE, o INSA, o Espaço Ciência/PE e o Cecine/UFPE.

Assista o vídeo da 4ª. SPCSB

Voltar ao topo

O OASI abriu suas portas para receber o público durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, visitantes de Recife, Afogados da Ingazeira (PE) e cidades vizinhas a Itacuruba (PE) conheceram o OASI e participaram das palestras ali realizadas. Foram alunos da rede pública, de Institutos Federais e dos cursos de extensão em astronomia da UFRPE e UFPE, além de pessoas de todas as idades. Na noite do dia 26, em parceria com o Projeto Desvendando o Céu Austral (UFRPE), ainda foram realizadas observação do céu com telescópios.

A equipe do OASI também participou da II Feira Interativa: a matemática está em tudo, promovida pelo EREM Professora Maria de Menezes Guimarães, em Itacuruba.

Voltar ao topo

O evento foi idealizado para comemorar a nova denominação do Asteroide 10468. O nome Itacuruba foi sugerido pela equipe do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) como uma homenagem à cidade onde está instalado, e anunciado durante o congresso científico "Asteroids, Comets, Meteors - ACM", realizado no Uruguai.

Em parceria com a Prefeitura de Itacuruba, Espaço Ciência/PE e Projeto Desvendando o Céu Austral/UFRPE, a intensa programação reuniu atividades de divulgação científica na quadra polivalente e nas escolas da cidade, além de visitas ao OASI. A solenidade de comemoração do nome do Asteroide reuniu a população e autoridades locais e dos municípios vizinhos.

Voltar ao topo

A 3ª SPCSB foi sediada no município de Monteiro (PB), no campus do Instituto Federal, entre os dias 30 de maio a 1 de junho. A variada programação contou com minicursos, oficinas, exposições, observação astronômica, visitas técnicas, palestras e apresentações culturais voltadas para a valorização da região semiárida, atraindo também participantes das cidades vizinhas de Sumé e Zabelê.

Como parte da programação, no dia 31 de maio o OASI recebeu visitantes que se deslocaram em caravana de Monteiro (PB) a Itacuruba (PE)

A realização da 3ª SPCSB foi resultado da parceria entre Observatório Nacional (ON), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Instituto Federal - PB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O vídeo sobre a 3ª SPCSB pode ser visto aqui:


Voltar ao topo

O projeto IMPACTON participou da SNCT-2016 abrindo as portas do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) para o público no município de Itacuruba (PE).

No dia 20/10 foram recebidos os professores do curso Técnico em Informática e de Gestão de Tecnologia da Informação do IF-Sertão/Floresta.

No dia 21, o OASI recebeu os alunos dos cursos de extensão em astronomia da UFPE e da UFRPE e a equipe de monitores do projeto Desvendando o Céu Austral (UFRPE/Cecine/Espaço Ciência).

A visita foi encerrada com uma sessão de observação do céu que encantou a todos. Entre os visitantes, o fotógrafo Chico Rasta registrou o céu noturno.

No dia 21 foi a vez dos moradores da zona rural de Itacuruba conhecerem o OASI.

Ainda, como atividade da SNCT, em parceria com o Projeto Desvendando o Céu Austral, foram realizadas oficinas de lançamento de foguetes, palestras e sessões de observação diurna e noturna do céu com telescópios para as turmas do ensino médio do EREM Profa. Maria de Menezes Guimarães.

Voltar ao topo

A 2ª SPCB foi sediada nos municípios de Floresta e Itacuruba entre os dias 18 e 20 de maio de 2016. Contou com extensa programação envolvendo diversas instituições: Observatório Nacional (ON/MCTI), Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Espaço Ciência (SECTEC/PE), Representação Nordeste do MCTI (ReNE), IF-Sertão (campus Floresta), IF-PE Pesqueira, Secretarias de Educação estadual e municipais, Prefeituras, clubes de astronomia, Cúria Diocesana de Floresta e Corpo de Bombeiros.

Após a abertura solene, no dia 18/5/2016, no auditório da Câmara Municipal de Floresta, a programação se dividiu entre as duas cidades, incluindo oficinas, palestras, lançamento de foguetes e observação do céu.

No dia 19/05, o OASI recebeu a visita de alunos, professores e gestores de escolas dos municípios de Itacuruba e Floresta e dos Institutos Federais de Floresta e Pesqueira. Durante toda tarde, o público teve a oportunidade de conhecer o telescópio com espelho de 1 m de diâmetro, o funcionamento do observatório e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Ao anoitecer, foram dispostos telescópios para observação do céu.


Voltar ao topo

Nos dias 25 a 29 de maio de 2015, aconteceu a Primeira Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro (SPCTSB), sediada na cidade de Ibimirim (PE). Com o tema "Da Terra ao Céu, uma viagem sustentável", o evento incluiu uma visita ao OASI e observação do céu, envolvendo assim a cidade de Itacuruba na programação.

A SPCTSB é uma iniciativa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), do Observatório Nacional (ON/MCTI) e do Espaço Ciência (Sectec/PE). A parceria tem como objetivo promover ações de divulgação científica e de educação ambiental que estimulem o conhecimento sobre a região semiárida brasileira e ampliem a percepção de suas potencialidades por seus cidadãos.

Na edição 2015, o evento contou ainda com o apoio da Prefeitura de Ibimirim, CECINE/UFPE, TEC/UFRPE, SERTA/PE, IFPE Campus Pesqueira, Grupo NAP - Bombeiros Pernambuco, EREM Pedro Bezerra de Melo (SEDUC/PE), e Desvendando o Céu Austral/MEC/SESu/PRAE/UFRPE.

Veja mais no vídeo a seguir:


Voltar ao topo

Realizado com apoio da Secretaria de Educação de Itacuruba, nos dias 3 e 4 setembro/2014, com atividades de divulgação científica na cidade:

  • Lançamento de foguetes na Praça de Eventos, em parceria com a equipe da "Caravana da Astronomia"/SNCT 2014, do Espaço Ciência/SecTec-PE.
  • Observação do céu noturno com telescópio, na praça de eventos da cidade também com a colaboração da "Caravana da Astronomia"/SNCT 2014, do Espaço Ciência/SecTec-PE.

Palestras proferidas para alunos da rede de ensino noturno:

  • "Meteoritos e Crateras", Dr. Gonzalo Tancredi (Udelar/Uruguai).
  • "Ações de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Semiárido brasileiro", Dr. Salomão Medeiros (INSA/MCTI).
  • "Observações Remotas do OASI", Teresinha Rodrigues (ON).


Voltar ao topo

Realizado no dia 05/12/2013, contou com a participação do Prof. Antonio Carlos Miranda, da Unidade Acadêmica de Ensino a Distância - EaD/UFRPE, Fábio Araujo, do Espaço Ciência/SECTEC-PE, alunos dos cursos de Licenciatura em Física do IFPE/Pesqueira e da UFRPE, e a Secretaria de Educação de Itacuruba.
Atividades:

  • Visita ao OASI, como atividade acadêmica do curso de Física do IFPE/Pesqueira.
  • Acompanhamento da operação do telescópio e início das observações noturnas.
  • Lançamento de foguetes na Praça de Eventos de Itacuruba
  • Observação do céu na Praça: atividade promovida pelos alunos do IFPE/Pesqueira - Clube de Astronomia Vega.
  • Palestra "Meteorito da Serra do Magé, Alagoinha/PE", ministrada por aluna do IFPE/Pesqueira.


Voltar ao topo

Realizado nos dias 29-31/07/2011, contou com a participação do Espaço Ciência / SECTEC-PE, a Unidade Acadêmica de Ensino a Distância - EaD/UFRPE, a Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE/UFPE), a Sociedade Astronômica de Recife (SAR), a Sociedade Astronômica de Olinda (SAO), o Centro de Estudos de Astronomia (CEA) e a Secretaria de Educação de Itacuruba.

Cordel Comemorativo

Apresentado durante o I Evento de Astronomia.

 

ASTRONOMIA, A JUNÇÃO DE ARTE E MAGIA


AUTOR:    PROFESSOR JOSENILTON (BIBI)
I
Chegaram estudiosos
Falando de astronomia
E nós ficamos curiosos
Pra ouvir o que diziam
Falavam sobre o universo
E observamos de perto
A junção de arte e magia
VI
Ele fala de ciência
E do centro do universo
Teve muita paciência
E esteve muito perto
De convencer à igreja
Que o Sol está no centro
Desse grande movimento
Repleto de grande beleza
II
Aconteceu uma caravana
Com o tema Astronomia
Nós entramos de carona
Com essa ideologia
Hoje eu sei que funciona
A luta da raça humana
De pesquisa e filosofia
VII
Galileu foi criticado
E chamado até de louco
Foi julgado e condenado
Passou um grande sufoco
Teve até que renegar
O seu modo de pensar
Pois não queria ser morto
III
Falaram do nascimento
Vida e morte das estrelas
Disso até eu lamento
Mas é muito lindo vê-las
Brilhando no céu à noite
Parece nobreza da corte
Não podemos esquecê-las
VIII
Entender Astronomia
Chega até ser complexo
Pois somente a teoria
Deixa os alunos dispersos
Mas chegou o observatório
De um jeito até notório
Pra desvendar o universo
IV
O pensamento engenhoso
Gostoso e gratificante
Às vezes muito manhoso
O que o torna fascinante
Muitos dizem generoso
Mas querem ficar famosos
Com as descobertas brilhantes
IX
Recebemos um presente
E a cidade merece
Por ter um céu reluzente
Que a natureza oferece
Com luta e satisfação
Estamos com o tesouro na mão
Itacuruba agradece
V
Assistimos ao julgamento
De Galileu Galillei
Teve muito fundamento
Se foi justo eu não sei
Me lembra os teóricos calados
Que são deixados de lado
Chamados fora da lei
X
Eu não sou poeta ainda
Mas eu pretendo ser
Contando com a graça divina
E fazendo por merecer
Venho aqui humildemente
Às autoridades presentes
Ajudem meu livro escrever
 

Voltar ao topo