A cidade de Piranha (AL) recebeu o evento, entre os dias 24 e 26 de maio de 2023, reunindo estudantes, educadores e o público em geral.
No dia 26/05, o OASI abriu suas portas para os participantes da Semana-Pop, que tiveram a oportunidade de
conhecer o telescópio com espelho de 1 m de diâmetro, o funcionamento do
observatório e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos.
Durante a SNCT-22, o OASI promoveu atividades que se estenderam nos dias 18, 19 e 20 de outubro.
Dia 18 – Palestra sobre o trabalho de pesquisa realizado no OASI, na Gerência Regional de Educação Sertão do Submédio São Francisco, em Floresta (PE), para professores e gestores de escolas de ensino médio e alunos participantes de olimpíadas de astronomia e matemática.
Dia 19 – Atividades em Itacuruba, organizadas pela Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Profa. Maria de Menezes Guimarães, e Espaço Ciência de Pernambuco. A quadra de esportes da cidade recebeu um planetário inflável, a Caravana dos Notáveis de Pernambuco e experimentos do projeto Ciência Móvel, do Espaço Ciência. Já a equipe da UFRPE montou telescópios para observação do Sol e do céu noturno e uma concorrida oficina de lançamento de foguetes.
Dia 20 – O OASI recebeu visitantes e realizou atividades de observação do céu e lançamento de foguetes em parceria com a Projeto Desvendando o Céu Austral/UFRPE. Foram recebidos mais de 200 visitantes, entre estudantes, professores e gestores das seguintes instituições:
- Instituto Federal de Pernambuco/Pesqueira (PE);
- Escola Técnica Estadual de Surubim (PE);
- EREM de Serra Talhada (PE);
- Colégio Equipe, de Recife (PE);
- Escola Técnica Estadual de Barreiros (PE);
- Secretaria de Educação de Alagoinha (PE);
- EREM Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia (PE);
- Colégio Milênio, Limoeiro (PE);
- EREM de Tamandaré (PE);
- UNICOP, Olinda (PE);
- UFRPE, Recife (PE);
- Visitantes dos municípios pernambucanos de Itacuruba, Floresta, Jaboatão do Guararapes e Vitória de Santo Antão.
No dia 29 de outubro, o OASI recebeu a visita de alunos e professores do curso de Especialização em Ensino de Astronomia da UFRPE, acompanhados dos diretores dos departamentos de física da UFRPE e da UNICAP, professores da UFRPE/Serra Talhada, UFRPE/Cabo de Santo Agostinho, da UNIVASF e do Instituto Federal do Piauí.
Os visitantes foram recebidos por Filipe Monteiro, Airton Santiago e Juliano dos Santos, que apresentaram a instrumentação do observatório e os projetos científicos em curso. Foram ainda realizadas oficinas de lançamento de foguetes e de observação do céu com telescópios portáteis, organizadas pela equipe do projeto Desvendando o Céu Austral da UFRPE.
As fotos são de autoria de Airton Santiago (Foto 15), João Pedro Lima (Fotos 7, 10 e 20), Jorge Luiz Cavalcanti (Fotos 2, 5, 12, 13, 14 e 16) e Leandro Neves (1, 3, 4, 6, 8, 9, 11, 17, 18 e 19).
O OASI abriu suas portas nos dias 24 e 25 de outubro para as atividades da SNCT/2019. Na ocasião foram realizadas palestras para o público e demonstrações do uso do telescópio com espelho de 1,0 m de diâmetro.
Foram recebidos visitantes dos municípios pernambucanos de Itacuruba, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Pesqueira, Serra Talhada, Jaboatão dos Guararapes e Recife. Com a parceria do projeto Desvendando o Céu Austral/UFRPE, ainda foram realizadas observações com telescópios portáteis e lançamento de foguetes.
O Observatório Nacional participou das atividades da Semana Estadual de Astronomia e da Semana Municipal de Astronomia do Recife entre os dias 17 e 20 de setembro de 2019.
Em 17/9, as pesquisadoras Daniela Lazzaro e Teresinha Rodrigues proferiram a palestra "O Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica: da concepção aos resultados científicos" e visitaram o projeto "Desvendando o Céu Austral", na UFRPE/Recife.
Nos dias 19 e 20 de setembro o OASI abriu suas portas para receber visitantes da Escola Municipal de Referência em Ensino Fundamental de Floresta (PE) e turmas do Instituto Federal do Sertão Pernambucano/Floresta. Também foram recebidos o grupo "Idoso Feliz", de Itacuruba e o público em geral dos municípios vizinhos.
A cidade de Serra Talhada (PE) recebeu o evento, entre os dias 29 e 31 de maio, contando com a intensa participação da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE e do IF-Sertão/PE.
A solenidade de abertura na Câmara de Vereadores, coincidindo com a data comemorativa dos 100 anos do eclipse de Sobral, contou com palestra das pesquisadoras Daniela Lazzaro e Teresinha Rodrigues. Participantes de Serra Talhada, Recife e outras cidades da região visitaram o OASI no dia 30 de maio.
O OASI movimentou a cidade de Itacuruba (PE), nos dias 18 e 19 de outubro, com atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - SNCT. Além da recepção de visitantes, com palestras e observação do céu no sítio do observatório, foi realizada a exposição de fotos "A beleza do Céu de Itacuruba" na praça de eventos da cidade. A Prefeitura colaborou recebendo os visitantes com informações sobre a cidade, música e danças tradicionais.
Foram recebidos visitantes de Recife, alunos dos cursos de extensão em astronomia da UFRPE/Recife, alunos do Instituto Federal PE/Pesqueira, além de estudantes e moradores de Itacuruba.
A 4ª SPCSB foi realizada no município de Paulo Afonso-BA, entre os dias 16 e 18 de julho, com a coordenação da UFRPE, do INSA/MCTIC e do Observatório Nacional. A intensa programação envolveu a Prefeitura de Paulo Afonso, o projeto Desvendando o Céu Austral/UFRPE, o INSA, o Espaço Ciência/PE e o Cecine/UFPE.
Assista o vídeo da 4ª. SPCSB
O OASI abriu suas portas para receber o público durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, visitantes de Recife, Afogados da Ingazeira (PE) e cidades vizinhas a
Itacuruba (PE) conheceram o OASI e participaram das palestras ali realizadas. Foram alunos da rede pública,
de Institutos Federais e dos cursos de extensão em astronomia da UFRPE e UFPE, além de pessoas de todas
as idades. Na noite do dia 26, em parceria com o Projeto Desvendando o Céu Austral (UFRPE), ainda foram
realizadas observação do céu com telescópios.
A equipe do OASI também participou da II Feira Interativa: a matemática está em tudo, promovida pelo
EREM Professora Maria de Menezes Guimarães, em Itacuruba.
O evento foi idealizado para comemorar a nova denominação do Asteroide 10468. O nome Itacuruba foi sugerido pela equipe do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) como uma homenagem à cidade onde está instalado, e anunciado durante o congresso científico "Asteroids, Comets, Meteors - ACM", realizado no Uruguai.
Em parceria com a Prefeitura de Itacuruba, Espaço Ciência/PE e Projeto Desvendando o Céu
Austral/UFRPE, a intensa programação reuniu atividades de divulgação científica na quadra
polivalente e nas escolas da cidade, além de visitas ao OASI. A solenidade de comemoração do
nome do Asteroide reuniu a população e autoridades locais e dos municípios vizinhos.
A 3ª SPCSB foi sediada no município de Monteiro (PB), no campus do Instituto Federal, entre os dias 30 de maio a 1 de junho. A variada programação contou com minicursos, oficinas, exposições, observação astronômica, visitas técnicas, palestras e apresentações culturais voltadas para a valorização da região semiárida, atraindo também participantes das cidades vizinhas de Sumé e Zabelê.
Como parte da programação, no dia 31 de maio o OASI recebeu visitantes que se deslocaram em caravana de Monteiro (PB) a Itacuruba (PE)
A realização da 3ª SPCSB foi resultado da parceria entre Observatório Nacional (ON), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Instituto Federal - PB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
O vídeo sobre a 3ª SPCSB pode ser visto aqui:
O projeto IMPACTON participou da SNCT-2016 abrindo as portas do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) para o público no município de Itacuruba (PE).
No dia 20/10 foram recebidos os professores do curso Técnico em Informática e de Gestão de Tecnologia da Informação do IF-Sertão/Floresta.
No dia 21, o OASI recebeu os alunos dos cursos de extensão em astronomia da UFPE e da UFRPE e a equipe de
monitores do projeto Desvendando o Céu Austral (UFRPE/Cecine/Espaço Ciência).
A visita foi encerrada com uma sessão de observação do céu que encantou a todos. Entre os
visitantes, o fotógrafo Chico Rasta registrou o céu noturno.
No dia 21 foi a vez dos moradores da zona rural de Itacuruba conhecerem o OASI.
Ainda, como atividade da SNCT, em parceria com o Projeto Desvendando o Céu Austral, foram realizadas oficinas de lançamento de foguetes, palestras e sessões de observação diurna e noturna do céu com telescópios para as turmas do ensino médio do EREM Profa. Maria de Menezes Guimarães.
A 2ª SPCB foi sediada nos municípios de Floresta e Itacuruba entre os dias 18 e 20 de maio de 2016. Contou com extensa programação envolvendo diversas instituições: Observatório Nacional (ON/MCTI), Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Espaço Ciência (SECTEC/PE), Representação Nordeste do MCTI (ReNE), IF-Sertão (campus Floresta), IF-PE Pesqueira, Secretarias de Educação estadual e municipais, Prefeituras, clubes de astronomia, Cúria Diocesana de Floresta e Corpo de Bombeiros.
Após a abertura solene, no dia 18/5/2016, no auditório da Câmara Municipal de Floresta, a programação se dividiu entre as duas cidades, incluindo oficinas, palestras, lançamento de foguetes e observação do céu.
No dia 19/05, o OASI recebeu a visita de alunos, professores e gestores de escolas dos municípios de Itacuruba e Floresta e dos Institutos Federais de Floresta e Pesqueira. Durante toda tarde, o público teve a oportunidade de conhecer o telescópio com espelho de 1 m de diâmetro, o funcionamento do observatório e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Ao anoitecer, foram dispostos telescópios para observação do céu.
Nos dias 25 a 29 de maio de 2015, aconteceu a Primeira Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro (SPCTSB), sediada na cidade de Ibimirim (PE). Com o tema "Da Terra ao Céu, uma viagem sustentável", o evento incluiu uma visita ao OASI e observação do céu, envolvendo assim a cidade de Itacuruba na programação.
A SPCTSB é uma iniciativa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), do Observatório Nacional (ON/MCTI) e do Espaço Ciência (Sectec/PE). A parceria tem como objetivo promover ações de divulgação científica e de educação ambiental que estimulem o conhecimento sobre a região semiárida brasileira e ampliem a percepção de suas potencialidades por seus cidadãos.
Na edição 2015, o evento contou ainda com o apoio da Prefeitura de Ibimirim, CECINE/UFPE, TEC/UFRPE, SERTA/PE, IFPE Campus Pesqueira, Grupo NAP - Bombeiros Pernambuco, EREM Pedro Bezerra de Melo (SEDUC/PE), e Desvendando o Céu Austral/MEC/SESu/PRAE/UFRPE.
Veja mais no vídeo a seguir:
Realizado com apoio da Secretaria de Educação de Itacuruba, nos dias 3 e 4 setembro/2014, com atividades de divulgação científica na cidade:
- Lançamento de foguetes na Praça de Eventos, em parceria com a equipe da "Caravana da Astronomia"/SNCT 2014, do Espaço Ciência/SecTec-PE.
- Observação do céu noturno com telescópio, na praça de eventos da cidade também com a colaboração da "Caravana da Astronomia"/SNCT 2014, do Espaço Ciência/SecTec-PE.
Palestras proferidas para alunos da rede de ensino noturno:
- "Meteoritos e Crateras", Dr. Gonzalo Tancredi (Udelar/Uruguai).
- "Ações de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Semiárido brasileiro", Dr. Salomão Medeiros (INSA/MCTI).
- "Observações Remotas do OASI", Teresinha Rodrigues (ON).
Realizado no dia 05/12/2013, contou com a participação do Prof. Antonio Carlos Miranda, da Unidade
Acadêmica de Ensino a Distância - EaD/UFRPE, Fábio Araujo, do Espaço Ciência/SECTEC-PE, alunos dos cursos
de Licenciatura em Física do IFPE/Pesqueira e da UFRPE, e a Secretaria de Educação de Itacuruba.
Atividades:
- Visita ao OASI, como atividade acadêmica do curso de Física do IFPE/Pesqueira.
- Acompanhamento da operação do telescópio e início das observações noturnas.
- Lançamento de foguetes na Praça de Eventos de Itacuruba
- Observação do céu na Praça: atividade promovida pelos alunos do IFPE/Pesqueira - Clube de Astronomia Vega.
- Palestra "Meteorito da Serra do Magé, Alagoinha/PE", ministrada por aluna do IFPE/Pesqueira.
Realizado nos dias 29-31/07/2011, contou com a participação do Espaço Ciência / SECTEC-PE, a Unidade Acadêmica de Ensino a Distância - EaD/UFRPE, a Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE/UFPE), a Sociedade Astronômica de Recife (SAR), a Sociedade Astronômica de Olinda (SAO), o Centro de Estudos de Astronomia (CEA) e a Secretaria de Educação de Itacuruba.
Apresentado durante o I Evento de Astronomia.
ASTRONOMIA, A JUNÇÃO DE ARTE E MAGIAAUTOR: PROFESSOR JOSENILTON (BIBI) |
|
I Chegaram estudiosos Falando de astronomia E nós ficamos curiosos Pra ouvir o que diziam Falavam sobre o universo E observamos de perto A junção de arte e magia |
VI Ele fala de ciência E do centro do universo Teve muita paciência E esteve muito perto De convencer à igreja Que o Sol está no centro Desse grande movimento Repleto de grande beleza |
II Aconteceu uma caravana Com o tema Astronomia Nós entramos de carona Com essa ideologia Hoje eu sei que funciona A luta da raça humana De pesquisa e filosofia |
VII Galileu foi criticado E chamado até de louco Foi julgado e condenado Passou um grande sufoco Teve até que renegar O seu modo de pensar Pois não queria ser morto |
III Falaram do nascimento Vida e morte das estrelas Disso até eu lamento Mas é muito lindo vê-las Brilhando no céu à noite Parece nobreza da corte Não podemos esquecê-las |
VIII Entender Astronomia Chega até ser complexo Pois somente a teoria Deixa os alunos dispersos Mas chegou o observatório De um jeito até notório Pra desvendar o universo |
IV O pensamento engenhoso Gostoso e gratificante Às vezes muito manhoso O que o torna fascinante Muitos dizem generoso Mas querem ficar famosos Com as descobertas brilhantes |
IX Recebemos um presente E a cidade merece Por ter um céu reluzente Que a natureza oferece Com luta e satisfação Estamos com o tesouro na mão Itacuruba agradece |
V Assistimos ao julgamento De Galileu Galillei Teve muito fundamento Se foi justo eu não sei Me lembra os teóricos calados Que são deixados de lado Chamados fora da lei |
X Eu não sou poeta ainda Mas eu pretendo ser Contando com a graça divina E fazendo por merecer Venho aqui humildemente Às autoridades presentes Ajudem meu livro escrever |